Ter uma loja virtual já não é coisa do futuro. Hoje em dia ter um ecommerce é algo obrigatório para quem deseja permanecer no mercado
Vender produtos de limpeza pela internet tem algumas peculiaridades em comparação com outros mercados, porém os clientes também querem adquirir estes itens através da internet. Para isto você precisa ter uma loja virtual e fazer parte do mercado.
Fui responsável pela criação da primeira loja virtual do Brasil focada na venda de produtos de limpeza (isto lá pelo ano de 2005, então faz tempo). Muitas coisas mudaram, ferramentas surgiram e tudo ficou mais fácil.
Siga o checklist
Mesmo que você não tenha nenhuma experiência com plataformas de e-commerce, basta seguir estas etapas e tudo ficará mais fácil. A notícia boa é que existem plataformas gratuitas e de fácil entendimento.
Hoje em dia você não precisa entender de códigos ou fórmulas, basta entender a lógica por trás das ferramentas.
Como começar
Pode parecer óbvio, mas o mais importante é escolher um bom nome. Algo que seja fácil de ser soletrado e entendido, porém que esteja disponível para registro na internet.
Faça algumas pesquisas, mostre o nome para pessoas que possam lhe dar sugestões. Evite nomes muito grandes ou que sejam difíceis de serem entendidos.
Registro de Domínio
Esta etapa é um marco para quem está criando uma loja virtual. A sensação de registrar um domínio é ótima. Dá a impressão de que o objetivo foi conquistado, porém (desculpa a sinceridade) as coisas só estão começando.
Faça uma pesquisa no Registro.br e procure domínios disponíveis para o nome da sua empresa. Infelizmente a cada dia fica mais difícil de encontrarmos domínios que estejam liberados, por isto tente um nome único que represente a sua marca.
Escolhendo a Plataforma
Uma plataforma de e-commerce nada mais é do que o local onde todas as transações acontecerão. Desde os produtos, estoque, valores, clientes, vendas, cálculo de frete e tudo mais que você possa imaginar.
É como se fosse um sistema de gestão que o teu cliente tem acesso e faz a compra sem a necessidade de um vendedor. Pensando no “mundo físico” é como se fosse o Terreno onde você construirá a sua empresa.
Por isto é um passo importante e exige atenção. Você não vai querer construir a sua loja virtual, perder tempo, dinheiro e depois de meses descobrir que precisará migrar para outro parceiro em função de falhas e erros da plataforma contratada.
Se eu posso lhe dar um conselho, fique longe da plataforma Tray. Fuja com todas as forças desta plataforma.
Hospedagem
Dependendo da plataforma contratada você precisará (ou não) contratar um servidor de Hospedagem. Precisando ou não, você já poderá criar os emails da sua nova empresa.
A sugestão é você criar contatos gerais, mesmo que a empresa seja formada apenas por você. Tudo isto com a ideia de organizar e fazer o negócio acontecer de forma que cresça.
Então pense em utilizar emails, como: contato@ / financeiro@ / vendas@ / sac@. Evite cadastrar nome de vendedores, pois cada vez que a sua equipe sofrer alterações terá que modificar os contatos.
Desenvolva as Páginas
Hoje em dia tudo ficou mais fácil. Você pode pegar exemplos na internet e adicionar na sua loja as páginas que achar necessárias. Por exemplo: Home, quem somos, ajuda, formas de pagamento, entre outras.
Porém lembre-se, nunca (nunca mesmo) copie os textos de lojas e cole dentro da sua. O Google é um buscador muito inteligente e saberá que o seu site é um plágio. Isto significará que seu site não será listado entre os primeiros no ranking.
Não custa eu dizer a vantagem de você ter uma Loja Virtual em comparação com uma loja física de produtos de limpeza (veja também).
Cadastrando Produtos
É hora de incluir os itens na loja. Um trabalho bem “chatinho” e obviamente necessário. Tenha de ante-mão os produtos listados com os códigos que você pretende trabalhar.
Cuide para utilizar um padrão. Se for utilizar letras maiúsculas, utilize-as sempre. Se for utilizar acentos, não esqueça de colocá-los em todas as palavras. Evite utilizar abreviaturas, além de ser feio, você dificultará a busca por parte do teu cliente.
Dê importância em conseguir as melhores imagens dos produtos, tomando cuidado em não utilizar fotos de terceiros que possam ter direitos autorais. Se atente nas descrições dos produtos. Lembre-se, quem compra pela internet não tem acesso ao produto físico, portanto precisa estar seguro sobre a finalidade de cada item.
Tabela de CEP
Esta etapa é importante para que o sistema da sua loja virtual faça os cálculos sobre as entregas. Se você pretende atender uma região restrita, basta definir os CEP’s e incluir na plataforma.
Desta forma, quando o cliente informar o CEP de entrega, o site irá informar se a sua loja atende ou não a região escolhida.
Você poderá utilizar as tabelas dos Correios, com isto o cálculo é feito de acordo com as definições da empresa seguindo peso, tamanho, cep de origem e destino. Porém, não indico que você tente efetuar entregas através dos Correios (tenho um vídeo falando sobre o assunto).
Condições Comerciais
A partir daqui você já precisará ter em mente padrões que precisarão ser seguidos. Você precisará informar as formas de pagamento disponíveis, valor mínimo para pedidos, frete grátis (se houver), trocas e devoluções, prazo de entrega e outras informações.
Quanto mais claro for a comunicação, mais a chance do cliente passar a comprar na sua loja virtual. Por incrível que pareça, muitas pessoas acreditam que incluindo apenas os produtos já é o bastante para que as vendas aconteçam (isto não existe).
Divulgação
Pronto, você está com a sua loja de produtos de limpeza pronta. Site no ar, testes feitos, tudo funcionando, porém até agora nenhuma venda real.
E agora? Bom, agora é hora das pessoas conhecerem o teu e-commerce. Imagine uma loja física de rua. Agora pense que a sua loja encontra-se num endereço que ninguém conhece. Como fazer para que as pessoas surjam no seu estabelecimento?
Divulgando! No início você pode utilizar redes sociais (facebook, instagram, whatsapp, entre outros). Porém o melhor é pensar em trazer o público offline (que não comprar ainda pela internet) para o mundo online. Para fazer isto você pode utilizar panfletos ou anúncios no Google.
Com o tempo, o próprio Google começará a listar o teu site de acordo com as pesquisas na sua região, porém isto pode levar um tempo que você não tem para esperar. Então pense em alguma estratégia a curto prazo.