Se você pretende vender produtos de limpeza pela internet, precisará entender como funcionam as entregas dos pedidos. Afinal como calcular o custo do frete?

Muitas pessoas me perguntam: “Daniel, afinal como vou fazer as entregas dos produtos de limpeza para os clientes? Quanto isto vai custar?”.

Depois de muito tempo, através de pesquisas e testes, consegui chegar a um número médio no mercado que engloba o custo do frete. Você sabendo disto poderá se prevenir mantendo uma margem de lucro que garanta o pagamento deste percentual.

Entenda o processo

Primeiro de tudo precisamos entender todo o processo que engloba a venda de produtos de limpeza (pela internet ou televendas). Para isto basta enumerar as etapas que vão desde a aquisição dos produtos com os fornecedores até a cobrança do valor devido pelo cliente.

Abaixo enumerei as fases que a sua empresa passa ao atender a clientela.

1) Aquisição dos Produtos

Momento em que o responsável pelas compras (da sua empresa) adquire ou negocia os produtos com o fornecedor ou fabricante.

2) Manutenção do Estoque

Etapa que garante o armazenamento dos itens adquiridos que agora são de responsabilidade da empresa e ficam a disposição para serem revendidos.

3) Venda

O momento mais esperado por todos os comerciantes. A venda acaba sendo a etapa mais falada e sonhada por empresários.

4) Entrega

Por incrível que possa parecer é aqui que muitos empreendedores se perdem. Muitos acreditam que esta etapa já não faz parte do objetivo da empresa. Acabam focando na venda por si só, acreditando que o produto já fora da empresa já não é de responsabilidade da empresa. Ledo engano.

5) Cobrança

A parte crucial para que o negócio permaneça “de pé”. Esta é outra etapa importantíssima e que muitas vezes é deixada de lado (mas é assunto para outro post).

E afinal, qual o custo do Frete?

Quando digo “qual o custo do frete?”, quero dizer qual é o percentual que a sua empresa terá de custo dentro do valor dos produtos.

Esta é uma das maiores dúvidas das pessoas que pretendem entrar neste mercado. Você precisará acrescentar este valor dentro da margem para que possa cobrir todos os custos da sua empresa.

Então para isto você poderá levar em consideração um percentual que vai de 5% a 7%. Esta é a média que a sua empresa terá de custos para manter as entregas dos produtos.

Assim é possível mensurar alguns cenários, por exemplo:
Se a sua empresa faturar R$10.000,00 significa que terá um custo de aproximadamente R$700,00 somente com entregas.

Entregas Próprias ou Terceirizadas?

Obviamente que se você está começando, sem muito capital (assim como eu), você deve considerar fazer as próprias entregas. Isto é muito válido por dois motivos: reduzir custos e ter contato com os clientes.

Porém com o crescimento da empresa você precisará delegar esta atividade para outras pessoas. E neste caso eu indico sempre que você foque na terceirização. Por quê? Porque se você pensar em ter um carro próprio para entregas talvez acorde todos os dias com alguma surpresa.

Terá que torcer para que o motorista não colida com outros veículos (pior ainda, atropele alguém), não tome multa, dirija com prudência, não fure um pneu, motor não dê problema e assim por diante.

Além de tudo isto, continuar rezando para que o motorista não fique doente e que mantenha uma assiduidade. Se uma destas coisas acontecerem talvez não possa efetuar entregas.

Conclusão

E é por isto que indico sempre a terceirização das entregas. Em tese, um entregador terceirizado tem mais cuidado com o próprio veículo, falta com menos frequência (porque ganha por dia e não salário fixo).

Portanto se você não quer se incomodar, contrate um entregador terceirizado.

Dica Importante:

Como garantia e tranquilidade, faça a contratação de seguro com cobertura para terceiros (se tiver condições contrate cobertura total). Mesmo sendo terceirizado a sua empresa pode responder caso algum sinistro ocorra. Como diz o velho ditado: “o Seguro morreu de velho”.

 

Espero ter ajudado você. Quer saber mais? Se inscreva no meu canal do Youtube (clique e acesse)

Forte abraço e até a próxima.

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