Empreender é ter coragem de assumir alguns riscos na busca de um ideal. Entenda como amenizar um dos maiores problemas dos empresários: a inadimplência

Existem várias situações que somente quem sente na pele sabe como é. Não é diferente quando temos uma empresa.

Você se dispõe a acordar todos os dias bem cedo, sonha com a empresa funcionando a todo vapor e quando percebe existem alguns clientes que não estão pagando os boletos que você gerou na última venda.

Inadimplência

Vários clientes menosprezam este segmento de produtos de limpeza, muitas vezes devido ao fato de ser um negócio que trabalha com valores pequenos (não tem importância ficar devendo R$50,00).

Porém se você é um administrador, até R$1,00 faz diferença e você não deve comprar essa ideia barata de se relacionar com pessoas inadimplentes.

Entenda quem você é

Primeiro de tudo, não importa o valor, você precisa conseguir enxergar a percepção de que você está prestando um serviço e deve receber por isto. Além disto, pense comigo, se sua empresa fosse um Banco (instituição financeira), com certeza teria um respeito maior por parte do teu cliente.

O que fazemos na venda de Produtos de Limpeza não tem nada de diferente do que os Bancos fazem. Comercializamos algo tão necessário como Dinheiro.

A diferença é que uma instituição financeira oferece Dinheiro como seu produto e recebe os juros como forma de remuneração. No caso dos produtos de limpeza, entregamos aos clientes os itens e recebemos em troca um valor que corresponde a margem de lucro (idêntico aos juros dos bancos).

Ou seja, teu cliente devolveria em dinheiro os juros pelo teu trabalho.

Seja um Banco

Se você analisar a sua empresa como os bancos analisam você criará uma boa estrutura para não tomar aquele temível calote. Isso mesmo, se você souber se defender dificilmente sua clientela será composta por devedores.

Para te ajudar a entender melhor como fugir desse terror, separei aqui as principais estratégias que deram certo no meu negócio.

6 Estratégias Para Evitar Clientes Que Deixam Você na Mão

  1. Ter um serviço de consulta e analisar o teu possível cliente.
  2. Pedir referências sobre esse cliente, ou seja, se teu cliente veio até você e você não o conhece como saberá se irá receber?
  3. Consulte os dados do seu cliente, como por exemplo, CNPJ e CPF.
  4. Faça com que as duas primeiras compras se deem através de pagamento antecipado (boleto à vista ou dinheiro), com isso você facilmente consegue filtrar seus clientes e ter uma carteira mais confiável.
  5. Não dê liberdade para vendas à prazo para pessoas físicas. Por quê? A resposta é simples. Porque pessoa física não tem como comprovar seu endereço, como você irá saber onde cobrá-la? Se você quer receber, dê preferência sempre para pessoa jurídica pagar à prazo.
  6. Não tenha medo de vender. O brasileiro apesar da sua fama de inadimplente, se preocupa com seu nome. Uma taxa de 10% de inadimplência em seu negócio ainda é considerado aceitável.
  7. Desconfie daqueles que estão 100% certinhos, após anos de empresa aberta, é muito provável que algo aconteça nesse meio tempo.

Fiz um artigo com vídeo, falando sobre Como Vender Mais (clique aqui e assista).

Espero ter ajudado você com estas dicas.
Venha fazer parte da equipe de empreendedores de sucesso.

 

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