Você sabia que existem vários tipos de vendedores? Será que você sabe me dizer qual tipo você é?
Hoje eu vim aqui falar sobre o que está faltando para você fechar àquela venda, pegar aquela vaga de emprego ou ser um vendedor de sucesso. Talvez você esteja numa categoria de vendedor e precise ser de outra maneira. Já pensou nisso?
Mas antes de te contar, quero falar rapidamente com você sobre como evitar a perda de futuros clientes.
Atendimento de Qualidade
Muitos alunos me perguntam qual deveria ser a abordagem mais adequada para atender um cliente. Mas a minha pergunta é: Como você gostaria de ser atendido?
A melhor maneira de você saber atender um cliente é certamente se colocando no lugar dele. Antes de você ser um vendedor, você já foi um consumidor e ainda será por bastante tempo, portanto preste atenção em como as pessoas atendem você e use isso de espelho.
Fique Atento aos Detalhes
Você até pode estabelecer padrões de atendimento, script, mas de nada adianta criar tudo isso e ser indiferente com teu cliente, ou pior do que isso, nem prestar atenção às necessidades dele.
É muito importante que você entenda o que fez àquele cliente te procurar. Foi preço? Foi seu atendimento? Qualidade dos seus produtos? Existem vários motivos e você precisa saber o que mais agrada cada cliente.
1) Vendedor Cifrão $
Esse é aquele vendedor que quando você chega numa loja ele te olha dos pés a cabeça pra saber quanto você está disposto a pagar e quanto irá gerar de comissão pra ele. Esse é um dos piores vendedores que existe e você encontra um em cada esquina.
2) Tirador de Pedidos
É aquele vendedor que anota apenas os produtos que cliente solicitou. Não oferece nada, acredita que vender é isto e nada mais. Pensa que fazendo isto está agradando o cliente.
3) Resolvedor
Esse sim deveria ser o perfil ideal de todo vendedor. As pessoas hoje em dia estão mais abertas para entender que estão sendo ajudadas e esse é o caminho perfeito para você atuar.
Quem me conhece sabe, eu sempre digo isso e volto a repetir, priorize as necessidades do seu cliente, ajude ele, resolva os problemas dele e você terá um cliente satisfeito e o mais importante, um cliente regular.
Portanto lembre-se, inverta o ciclo. Pare de tirar pedido ou vender pensando apenas em dinheiro, comece agora mesmo a ajudar o teu cliente.
Espero ter ajudado você.
Forte abraço e até mais