Você mora em Condomínio? Sim?
E se eu te disser que é bem provável que a sua saúde e da sua família esteja em risco!? Você acredita em mim?

Afinal, você já parou para verificar quem é a pessoa responsável pela compra dos materiais de limpeza do teu condomínio?
É o síndico? A pessoa da limpeza? O zelador? Ou a sua Imobiliária?

Faz mais de 13 anos que atendo condomínios, sei exatamente como a maioria dos prédios tratam a limpeza das áreas comuns.
Basta ter cheirinho bom e durável que a alegria e os elogios estão garantidos!

Você que paga o condomínio, não só tem o direito como a obrigação de fiscalizar quais os produtos e de que forma estão sendo utilizados.

A maioria dos moradores querem é redução de custos.

Geralmente se assustam quando o valor da compra de produtos de limpeza passa de R$150,00.
O cálculo que ninguém faz é de dividir o valor pelo número de apartamentos. Pra saber quanto cada um está pagando.
Daí você precisa se perguntar: “Eu compro o quê com este valor pra dentro da minha casa?”

Lembrando que geralmente a área do condomínio é muito maior, além de ter maior circulação de pessoas.

Faça os cálculos e comece a tratar a limpeza como algo importante para a saúde de todos que moram e frequentam o condomínio. Isto é muito sério.

Pense no seu filho, caindo no chão e colocando a mão na boca.
Muitos corredores de condomínios tem mais germes do que uma calçada de rua. Afinal na rua pelo menos o sol e a chuva ajudam na higienização.

Já vi condomínio de alto padrão com produtos sem nenhum registro na Anvisa. Pagam barato, acreditando terem vantagem e na realidade estão pagando por uma Água, com corante e aroma.

Já vi também casos do condomínio querer reduzir custos focando apenas nos produtos de limpeza apenas e mantendo outros gastos as vezes desnecessários.

É como se você tomasse remédio, e pra economizar parasse de tomar o medicamento pra poder continuar comprando roupas de luxo.

Também já vi casos de síndicos que resolvem economizar, com o apoio de outros moradores, passando a comprar produtos sem especificação e tendo um prejuízo incalculável com pisos manchados ou intoxicação de funcionários.

Outro cálculo interessante de se fazer é pegar o valor gasto por cada apartamento e verificar o quanto isto significa em porcentagem do seu condomínio.

Por exemplo, você mora num prédio de 50 apartamentos, seu doc total do condomínio custa R$500. Sendo que o gasto na compra de produtos de limpeza fica em média R$400 no mês.

Dai, basta dividir R$400 pelos 50 apartamentos e teremos R$8 pra cada morador.

Com isto, pegamos o valor total do DOC, que seria R$500, fazemos a regra de 3 e chegamos a 1,6%. Então dos 100% de gastos deste condomínio, apenas 1,6% fazem parte do material de limpeza.

Mesmo que você reduza a metade, isto não significará praticamente nada no teu valor de condomínio.
Mas com certeza significará na qualidade dos produtos adquiridos e na manutenção da saúde dos ambientes.

Pense nisso e converse com teus vizinhos… afinal isto é importante pra todos vocês.

Compartilhe esta mensagem com o teu síndico e incentive a administração a fazer compras conscientes.

Um forte abraço e nos vemos no próximo vídeo.